Chapecó é conhecida como a capital do Oeste catarinense possui uma população próxima de 282.678 mil habitantes, polo de uma região com certa de 200 cidades e com mais de dois milhões de habitantes – onde se encontram sedes das principais empresas processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados do Brasil. Sua população cresce aceleradamente, assim como sua economia.
A gastronomia em Chapecó é diversificada, com opções para todos os gostos. A cidade abriga diversos restaurantes, bares, cervejarias, lanchonetes e outros estabelecimentos que atendem tanto a população local quanto os visitantes. Com uma rica cultura gastronômica, com opções de todas as culturas: italiana, alemã, japonesa, árabe, peruana, mexicana, colombiana, chinesa e vegetariana.
Chapecó apresenta um mercado consumidor diversificado. A cidade também se destaca como um importante centro de negócios e turismo, o que contribui para a movimentação do setor.
A infraestrutura de Chapecó inclui o setor de meios de hospedagem bem desenvolvido em torno de quatro mil e quinhentos leitos, três hospitais, oito emissoras de televisão, onze rádios FM, rádios web e rádios AM, jornais, revistas, mais de dois mil empreendimentos gastronômicos e muitos outros entre bares e casas noturnas que caracterizam a responsabilidade regional de Chapecó – também presente nos serviços especializados que a cidade oferece a toda região nas mais diversas áreas.
Além disso, a cidade abriga mais de vinte e uma instituições de ensino superior – entre elas quatorze universidades, além dos cursos de pós-graduação e outros que a cidade oferece.
Além da Feira Efapi, a cidade conta com outros eventos e iniciativas que promovem o setor, como a Mercoagro: Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne. Bem Casados uma as maiores feiras Brasil, Fetranslog segunda maior feira de Transporte e Logística do Brasil. Mercomóveis. EletroMetalmecanica. Salão do Imóvel. Pet Summit. Inspira Mulher. Oktoberfest entre diversos outros. Os eventos contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade e para a geração de empregos. E destacam a cidade como um centro importante para negócios, conexões profissionais e expansão econômica, Chapecó torna-se assim um ponto estratégico no Sul País. Fortalecendo a economia local, criando novas oportunidades para profissionais e empresas. A variedade de setores envolvidos demonstra o papel de Chapecó como um ambiente fértil para negócios e crescimento de carreiras.
O alto investimento na área social (educação, saúde, habitação e alimentos) tem também imensas repercussões de ordem econômica, preparando as pessoas para um mercado de trabalho cada vez mais crescente, exigente e competitivo.
Chapecó tem também o turismo de eventos e negócios como característica principal que atrai visitantes, com a realização de eventos setoriais ou multissetoriais em níveis nacional e internacional, tanto que em 2007 recebeu o título da ALESC de "CAPITAL CATARINENSE DOS EVENTOS DE NEGÓCIOS" (Lei nº 14.071/2007). Além disso, existem inúmeras opções de atrativos turísticos (Urbanos, Rotas Turísticas e Rurais), belezas naturais a serem visitadas e que oferecem aventura, lazer e descanso. Locais para apreciar a gastronomia local, para assistir um belo espetáculo cultural ou uma partida de futebol com nosso time local – a Associação Chapecoense de Futebol (ACF). Motivos não faltam para visitar nossa cidade.
- 31 escolas estaduais, 38 privadas, 1 federal e 84 municipais. A rede municipal de ensino de Chapecó, por sua vez, é composta por 40 Centros de Educação Infantil e 44 Escolas Básicas de Ensino Fundamental
- Ensino Técnico Profissionalizante
- 08 Instituições de Ensino Superior presencial e 20 com ensino EAD
- Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade: 98,4% (2010).